Em definição, a infertilidade é a incapacidade de engravidar após tentativas durante um certo período com relações sexuais frequentes e sem o uso de métodos contraceptivos, como preservativos e anticoncepcionais. Entretanto, até o casal procurar ajuda especializada, um precioso tempo já foi perdido, esse que poderia ter sido usado para acelerar o diagnóstico e tratamento. 

Além disso, a infertilidade atinge tanto homens como mulheres com a confirmação após vários exames e análises clínicas que mostram o que prejudica a gravidez de acontecer. É recomendado que os exames sejam feitos após a dificuldade na gravidez natural, observando o tempo e frequência das tentativas. Uma clínica de fertilização assistida é recomendada para que o casal tenha a ajuda e apoio necessário para a realização do processo.

Definição e Frequência

Um problema global e que atinge o sonho de muitos casais: a infertilidade. Segundo dados da OMS, a infertilidade vem aumentando nos últimos anos, dificultando a gravidez. São cerca de 186 milhões de pessoas no mundo inférteis, representando 15% da população total do planeta.

Gravidez Ectópica

A Gravidez ectópica é quando o embrião começa a se desenvolver fora do útero, local correto onde deveria acontecer a gestação. No entanto, por algum problema nas trompas, o embrião se fixa em outro local, causando a gravidez ectópica. É calculado que a gravidez ectópica atinja de 3% a 5% das gestações diagnosticadas no Brasil, dificultando que a mulher engravide novamente.

Teste de trombofilia

Inchaço, alterações na pele, pré-eclâmpsia ou até mesmo um aborto espontâneo, são algumas das características da Trombofilia. O teste é realizado como forma de investigação para a infertilidade, pois como não possui causa aparente, pode dificultar o processo de gravidez.

Testes Imunológicos de Fertilização

Uma bateria de exames é solicitada para conhecer a fundo o sistema imunológico e os fatores que influenciam uma gestação saudável. Esses testes apontam fatores de infertilidade como também estudam todo o histórico familiar e o que pode estar ocorrendo para que a fecundação assistida não ocorra, garantido a qualidade dos embriões.

Ultrassonografia

A ultrassonografia transvaginal é um exame muito importante e essencial para detectar complicações presentes no útero e ovários para o acompanhamento da gestação. Esse exame não é invasivo e consegue avaliar diversas áreas do corpo da mulher, como o canal vaginal, colo do útero, útero, trompas de Falópio e  ovários.

Histerossalpingografia

O exame conhecido como Histerossalpingografia é um método que ajuda a detectar possíveis anomalias e disfunções do sistema reprodutor feminino. Esse exame permite toda a avaliação do trajeto percorrido pelo espermatozóide até o óvulo, influenciando na escolha do tratamento de fertilização.

Exames Hormonais

Os exames hormonais são uma importante ferramenta e dão suporte na avaliação e diagnóstico dos casais. Através deles se tem uma visão detalhada do DNA do casal, que dá suporte ao diagnóstico. São avaliados fatores físicos e também imunológicos que podem estar comprometendo a concepção.

Avaliação do Casal

A avaliação do casal acontece quando, após várias tentativas durante um certo período, a gestação não é bem sucedida. São solicitados exames tanto para a mulher como para o homem, buscando identificar a causa da infertilidade e em quem ele pode ser encontrado.

Conheça mais sobre Ginecologia

Endometriose e Adenomiose

Endometriose e Adenomiose

Tecido semelhante ao endométrio cresce fora do útero ou no músculo uterino (adenomiose) causando dor e infertilidade. O tratamento inclui medicamentos hormonais e cirurgia.

SAIBA MAIS

Mioma Uterino

Tumores uterinos benignos que podem causar sangramento intenso, dor e infertilidade. Tratamentos incluem medicamentos, procedimentos minimamente invasivos ou cirurgia.

SAIBA MAIS
Síndrome dos Ovários Policísticos

Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) e Anovulação

A SOP é uma condição hormonal que causa ovários aumentados com múltiplos cistos pequenos, levando a irregularidades menstruais, infertilidade e ausência de ovulação.

SAIBA MAIS
Baixa Qualidade do Esperma e Varicocele

Baixa Qualidade do Esperma e Varicocele

A baixa qualidade do esperma inclui problemas de motilidade, contagem ou morfologia. Pode ser causada por fatores como dilatação das veias do escroto (varicocele).

SAIBA MAIS
Endometrite e Hidrossalpinge

Endometrite e Hidrossalpinge

Endometrite é a inflamação do revestimento interno do útero. Hidrossalpinge é uma condição em que as trompas de falópio se enchem de líquido, bloqueando a fertilização.

SAIBA MAIS

Cirurgia para Endometriose

A cirurgia para endometriose envolve a remoção de tecido endometrial anômalo.

SAIBA MAIS

Cirurgia para Miomas Uterinos

A miomectomia é uma cirurgia para remover miomas uterinos, preservando o útero.

SAIBA MAIS

Cirurgia para Pólipos Uterinos

A remoção de pólipos uterinos permite tratar o sangramento anormal e a infertilidade.

SAIBA MAIS

Reversão de Laqueadura e Reversão de Vasectomia

Cirurgia para restaurar fertilidade após esterilizações consideradas definitivas.

SAIBA MAIS

Histeroscopia Diagnóstica e Cirúrgica

Procedimento minimamente invasivo usado para diagnosticar e tratar problemas uterinos.

SAIBA MAIS

Entre em contato e agende sua consulta:

ENDEREÇO

Clínica Saphire
Ginecologia e Reprodução Humana

Alameda Maracatins, n° 992 - Bloco B - 9° andar
CEP 04089 - 900 Indianópolis - São Paulo - SP.

TELEFONES

(11) 5990-2156
(11) 97812-6411