A cirurgia de miomas uterinos é outra forma de tratamento para a infertilidade. Os miomas uterinos são tumores formandos no tecido muscular do útero e são mais comuns que o imaginado. Eles são diagnosticados em exames de rotina e devem ser acompanhado por médicos, para não evoluírem e causem outros problemas na suade, como anemia, dores e a própria infertilidade.
A cirurgia de miomas uterinos é indicada quando os medicamentos não conseguem controlar os sintomas de dor intensa ou a menstruação em abundância e o problema começa a causar impactos na vida da mulher.
O procedimento também é indicado quando há suspeita do tumor ser maligno ou quando a mulher apresenta dificuldades para engravidar.
Existem dois tipos de cirurgia para a retirada dos miomas, a Miomectomia e a Histerectomia. Na Miomectomia somente o mioma é retirado, preservando o sistema reprodutivo da mulher. Já na Histerectomia é retirado o útero, seja de maneira total ou parcial.
Cada caso é avaliado e realizado em comum acordo com a mulher e o médico, prevalecendo a saúde. Além disso, existem várias técnicas que seguras e cada vez menos invasivas. Os médicos especialistas devem ser consultados para ocorrer o melhor procedimento. Além disso, a cirurgia é oferecida pelo SUS, diminuindo os custos.