A endometriose é uma doença ginecológica ao qual o endométrio reveste trompas, ovários, intestinos e bexiga e não só o útero. Além de causar fortes dores durante e também fora do período menstrual, a doença também pode causar infertilidade. 

 

A depender da doença, o tratamento pode ser realizado com medicamentos ou cirurgias. Infelizmente é uma doença que não tem cura, mas que ao ser controlado, não causa transtornos na vida da mulher. Entretanto, a endometriose deve ser acompanhada por um especialista para que o tratamento adequado seja indicado.

Quando falamos em  medicamentos e esses não fazem mais efeitos ou não ajudam na melhora da endometriose, a cirurgia de endometriose pode ser recomendada. Diante disso, a cirurgia é realizada e as dores que a doença causa são reduzidas.

Casos para a cirurgia de endometriose

Quando a mulher apresenta sintomas graves e estão interferindo em sua dia a dia e qualidade de vida, além de não ter para efeito dos medicamentos, a cirurgia é indicada.  Fontes como idade e grau da endometriose são avaliados pelo médico, que pode optar pela cirurgia de endometriose conversadora ou pela cirurgia de endometriose definitiva.

A cirurgia de endometriose conservadora possui o objetivo de preservar a fertilidade da mulher e é frequentemente realizada em mulheres em idade reprodutiva e que querem ter filhos.

Já a cirurgia de endometriose definitiva é definida quando o tratamento com medicamentos ou quando a cirurgia conservadora não apresentou os resultados esperados.

Em outra avaliação, para as mulheres que já tiverem filhos ou para aquelas que não desejam engravidar, a retirada do útero e ovários é indicada em um procedimento chamado histerectomia.

Conheça mais sobre Ginecologia

Infertilidade

A infertilidade é a incapacidade de conceber após um ano de tentativas regulares e desprotegidas. Pode ser tratada com uma variedade de intervenções médicas.

SAIBA MAIS
Endometriose e Adenomiose

Endometriose e Adenomiose

Tecido semelhante ao endométrio cresce fora do útero ou no músculo uterino (adenomiose) causando dor e infertilidade. O tratamento inclui medicamentos hormonais e cirurgia.

SAIBA MAIS

Mioma Uterino

Tumores uterinos benignos que podem causar sangramento intenso, dor e infertilidade. Tratamentos incluem medicamentos, procedimentos minimamente invasivos ou cirurgia.

SAIBA MAIS
Síndrome dos Ovários Policísticos

Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) e Anovulação

A SOP é uma condição hormonal que causa ovários aumentados com múltiplos cistos pequenos, levando a irregularidades menstruais, infertilidade e ausência de ovulação.

SAIBA MAIS
Baixa Qualidade do Esperma e Varicocele

Baixa Qualidade do Esperma e Varicocele

A baixa qualidade do esperma inclui problemas de motilidade, contagem ou morfologia. Pode ser causada por fatores como dilatação das veias do escroto (varicocele).

SAIBA MAIS
Endometrite e Hidrossalpinge

Endometrite e Hidrossalpinge

Endometrite é a inflamação do revestimento interno do útero. Hidrossalpinge é uma condição em que as trompas de falópio se enchem de líquido, bloqueando a fertilização.

SAIBA MAIS

Cirurgia para Miomas Uterinos

A miomectomia é uma cirurgia para remover miomas uterinos, preservando o útero.

SAIBA MAIS

Cirurgia para Pólipos Uterinos

A remoção de pólipos uterinos permite tratar o sangramento anormal e a infertilidade.

SAIBA MAIS

Reversão de Laqueadura e Reversão de Vasectomia

Cirurgia para restaurar fertilidade após esterilizações consideradas definitivas.

SAIBA MAIS

Histeroscopia Diagnóstica e Cirúrgica

Procedimento minimamente invasivo usado para diagnosticar e tratar problemas uterinos.

SAIBA MAIS

Entre em contato e agende sua consulta:

ENDEREÇO

Clínica Saphire
Ginecologia e Reprodução Humana

Alameda Maracatins, n° 992 - Bloco B - 9° andar
CEP 04089 - 900 Indianópolis - São Paulo - SP.

TELEFONES

(11) 5990-2156
(11) 97812-6411