A reversão de laqueadura e a reversão de vasectomia são procedimentos cirúrgicos que permitem a homens e mulheres restaurarem sua fertilidade após terem optado por métodos de esterilização.
Com os avanços da medicina reprodutiva, essas cirurgias oferecem uma chance real de concepção natural para casais que mudaram de ideia sobre ter filhos.
Cada procedimento tem suas especificidades e chances de sucesso, dependendo de fatores como o tempo desde a cirurgia original e a saúde reprodutiva do paciente.
Reversão de laqueadura
A laqueadura, que também é conhecida como ligadura tubária, é um método contraceptivo utilizado por mulheres que não desejam mais ter filhos. Esse método pode ser realizado a partir de cortar, amarrar ou colocar anel nas trompas que interrompem a fecundação e o desenvolvimento de uma gravidez.
Entretanto, as opiniões mudam e o desejo de ter uma nova gestação pode ocorrer. Em casos como esses, a reversão da laqueadura é uma escolha a ser avaliada e que pode ser assertiva.
Reversão de laqueadura
Para que o procedimento ocorra, especialistas devem ser consultados e uma série de exames irá avaliar a saúde da mulher. Por ser mais complexo, a reversão de laqueadura possui taxas de sucesso que variam entre 30% e 80%, segundo dados da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida. Além disso, a cirurgia pode ser realizada pelo SUS, o que ajuda a diminuir os custos do tratamento.
Para que a cirurgia seja realizada, é necessário uma equipe capacitada e experiente, além de todos os dados sobre a saúde da mulher e o procedimento que será realizado.
Existem inúmeros fatores para a realização da cirurgia de laqueadura e esses dependem de qual procedimento foi realizado, como por exemplo se a cirurgia foi feita com clipe de titânio ou anel de plástico que são mais fáceis de serem revertidos.
Diante disso, com o processo realizado, alguns fatores indicam se a mulher já pode ser considerada fértil, esses que você confere abaixo!
- O método realizado no processo de laqueadura;
- O comprimento dos segmentos das trompas unidos;
- A idade da mulher no momento da reversão, principalmente nas com idade inferior a 35 anos;
- A quantidade de tecido cicatricial na região da cirurgia;
- A competência do cirurgião e da equipe médica;
- O tempo entre a laqueadura e a cirurgia de reversão entre outros.
Riscos da reversão de laqueadura
Como em qualquer outro processo cirúrgico, a reversão de laqueadura também possui riscos. Entre eles podemos destacar a gravidez ectópica, que ocorre fora do útero. Em casos como esses, a gravidez acontece nas trompas e oferece risco ao desenvolvimento do embrião como também à mulher, causando risco de vida.
Quando a escolha pela reversão da laqueadura é feita, uma análise é realizada para ver as condições em que a mulher se encontra. Infelizmente as taxas de sucesso variam e outros métodos podem ser avaliados para a concepção da gravidez.
Em momentos como esses, a Clínica Saphire e seus profissionais estão à disposição para o esclarecimento de dúvidas e a indicação de novos tratamentos para a gravidez.
Reversão de vasectomia
Assim com a laqueadura, a vasectomia é um procedimento escolhido pelos homens para que a concepção não seja mais possível. Além de também ser reversível, essa cirurgia não impede a ejaculação masculina ou interfere na sensação de prazer durante o ato sexual, pelo contrário, o método impede apenas a gravidez natural.
Entretanto, assim como as mulheres, com o passar do tempo as opiniões podem mudar e o desejo por filhos pode se manifestar novamente. Porém, é preciso que o homem passe por uma série de exames e converse com médicos especialistas, já que é necessário avaliar a cirurgia e as chances de sucesso.
Saiba mais sobre a cirurgia de reversão de vasectomia
Após todos os exames pré-operatórios realizados e a avaliação médica, a cirurgia é realizada e a taxa de sucesso verificada. Esse procedimento deve ser realizado por uma equipe especializada e assim como a reversão de laqueadura, a reversão de vasectomia também é realizada pelo SUS.
Com a opção de duas técnicas para a reversão, a vaso-vasostomia e a vasoepididimostomia, ambas são avaliadas e verificadas qual é a mais apropriada para que a execução e alcance do sucesso.
Além disso, o pós-operatório da cirurgia é tranquilo e as indicações médicas devem ser seguidas, evitando relações sexuais e prática de esportes pelo tempo estipulado. São mínimas as complicações e a recuperação é rápida.
Diante disso, alguns fatores também indicam se a cirurgia teve sucesso ou não. Podemos citar:
- O tempo entre a vasectomia e a sua reversão, que ano após ano diminuem a taxa de fertilidade;
- Cirurgias que preservam os canais e evitam lesões e ressecções;
- Cicatrização;
- Conhecimento da equipe técnica entre outros fatores.
Como em qualquer procedimento, a reversão da vasectomia também pode não ser totalmente um sucesso e outras opções para uma nova gravidez podem ser avaliadas.
Existem diversos tratamentos e técnicas para a concepção que devem ser avaliados com a parceira e os especialistas.
Contar com apoio profissional que passe confiança e segurança, faz toda a diferença. Converse com especialistas e a parceira para que um novo método seja estudado e executado. Nossos profissionais estão à disposição para o esclarecimento de dúvidas.