Com a abertura do mercado e novas tecnologias, o congelamento de óvulos cresce entre mulheres que priorizam suas carreiras e objetivos para depois optarem pela gravidez, essa agora tardia. 

 

Entre os motivos que levam uma mulher a escolher o congelamento de óvulos, podemos destacar:

  • Preservação da fertilidade;
  • Baixa reserva de óvulos;
  • Escolha da maternidade tardia;
  • Tratamento de FIV;
  • Histórico familiar.

Entretanto, para que o tempo não seja um fator prejudicial, o congelamento de óvulos é uma alternativa escolhida entre as mulheres para a realização da FIV – Fertilização in Vitro. Graças ao avanço tecnológico, a técnica permite que a sobrevivência do óvulo congelado chegue a 95%, número expressivo para o tratamento de fertilização.

Processo de congelamento dos óvulos

Para ser feito o procedimento completo de congelamento de óvulos, existem alguns passos que são:

  • A indução da ovulação é um procedimento que potencializa o aumento do número de folículos num mesmo ciclo menstrual e resulta na coleta de mais de um óvulo, ao contrário do que ocorre na ovulação natural.
  • monitoramento da ovulação acompanha a eficácia dos hormônios utilizados para a indução da ovulação através de ultrassonografias e/ou exames de sangue. Esses exames permitem quantificar os folículos que se desenvolveram e calcular a média de óvulos que serão resultantes do procedimento de coleta.
  • Na coleta dos óvulos é realizada uma aspiração dos óvulos que utiliza uma pequena agulha acoplada a um aparelho de ultrassonografia. Essa coleta é rápida e indolor.
  • Já a preparação para o congelamento dos óvulos acontece após a aspiração e os óvulos passam por tratamento para que ao serem congelados, a qualidade seja preservada.

Após ser coletado e devidamente preparado, o óvulo fica armazenado a uma temperatura de -196°C pelo tempo que a mulher julgar necessário para dar início a realização do procedimento de FIV. Não há limite de tempo para o congelamento de óvulos, o importante é  estes serem coletados e armazenados no ápice da juventude feminina.

Clínica Saphire:
oferecemos tratamentos e serviços inovadores
em Ginecologia e Reprodução Humana para ajudar
você a realizar sonho de ter um filho

AGENDE SUA CONSULTA

Conheça mais sobre tratamentos

Fertilização In Vitro (FIV)

A FIV envolve a coleta de óvulos e espermatozoides para fertilização em laboratório, seguida da transferência do embrião resultante para o útero.

SAIBA MAIS

ICSI

A Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoide (ICSI) é uma técnica em que um único espermatozoide é injetado diretamente no óvulo.

SAIBA MAIS

Tratamentos de Baixa Complexidade

Tratamentos como Coito Programado (orientação para relações sexuais no período fértil) e inseminação intrauterina, em que o sêmen é inserido diretamente no útero.

SAIBA MAIS

Congelamento de Embriões

O congelamento de embriões envolve a preservação de embriões fertilizados para futuros ciclos de FIV, proporcionando flexibilidade.

SAIBA MAIS

Fertilidade em Casais Homoafetivos

Casais homoafetivos podem utilizar técnicas de reprodução assistida como FIV, doação de sêmen ou óvulos, e gestação por substituição.

SAIBA MAIS

Infertilidade Feminina e Masculina

A infertilidade feminina e masculina pode ser resultante de uma série de fatores e tratada com medicamentos, cirurgia ou técnicas de reprodução assistida como ICSI e FIV.

SAIBA MAIS

Doação de Óvulos, Sêmen e Útero de Substituição

Opções para casais homoafetivos, mães solo e pessoas que desejam ter filhos, mas de algum modo apresentam um impedimento para o uso dos próprios gametas.

SAIBA MAIS

Entre em contato e agende sua consulta:

ENDEREÇO

Clínica Saphire
Ginecologia e Reprodução Humana

Alameda Maracatins, n° 992 - Bloco B - 9° andar
CEP 04089 - 900 Indianópolis - São Paulo - SP.

TELEFONES

(11) 5990-2156
(11) 97812-6411