Com a abertura do mercado e novas tecnologias, o congelamento de óvulos cresce entre mulheres que priorizam suas carreiras e objetivos para depois optarem pela gravidez, essa agora tardia.
Entre os motivos que levam uma mulher a escolher o congelamento de óvulos, podemos destacar:
- Preservação da fertilidade;
- Baixa reserva de óvulos;
- Escolha da maternidade tardia;
- Tratamento de FIV;
- Histórico familiar.
Entretanto, para que o tempo não seja um fator prejudicial, o congelamento de óvulos é uma alternativa escolhida entre as mulheres para a realização da FIV – Fertilização in Vitro. Graças ao avanço tecnológico, a técnica permite que a sobrevivência do óvulo congelado chegue a 95%, número expressivo para o tratamento de fertilização.
Processo de congelamento dos óvulos
Para ser feito o procedimento completo de congelamento de óvulos, existem alguns passos que são:
- A indução da ovulação é um procedimento que potencializa o aumento do número de folículos num mesmo ciclo menstrual e resulta na coleta de mais de um óvulo, ao contrário do que ocorre na ovulação natural.
- O monitoramento da ovulação acompanha a eficácia dos hormônios utilizados para a indução da ovulação através de ultrassonografias e/ou exames de sangue. Esses exames permitem quantificar os folículos que se desenvolveram e calcular a média de óvulos que serão resultantes do procedimento de coleta.
- Na coleta dos óvulos é realizada uma aspiração dos óvulos que utiliza uma pequena agulha acoplada a um aparelho de ultrassonografia. Essa coleta é rápida e indolor.
- Já a preparação para o congelamento dos óvulos acontece após a aspiração e os óvulos passam por tratamento para que ao serem congelados, a qualidade seja preservada.
Após ser coletado e devidamente preparado, o óvulo fica armazenado a uma temperatura de -196°C pelo tempo que a mulher julgar necessário para dar início a realização do procedimento de FIV. Não há limite de tempo para o congelamento de óvulos, o importante é estes serem coletados e armazenados no ápice da juventude feminina.