A doação de óvulos, sêmen e o útero de substituição são opções essenciais para muitos casais e indivíduos que desejam realizar o sonho de ter filhos. Esses métodos de reprodução assistida oferecem soluções para casos em que a fertilidade natural não é possível, seja por problemas médicos ou circunstâncias pessoais.
Com o apoio de doadores e substitutos, a medicina reprodutiva proporciona uma oportunidade segura e eficaz para que todos possam formar suas famílias.
Doação de óvulos
A doação de óvulos e sêmen é uma prática mundial. Entretanto, no Brasil, quem deseja realizar a ação não pode cobrar nenhum valor como também deve se manter em anonimato ou estará infringindo a lei. Já nos Estados Unidos a prática é ainda mais comum e é possível ter uma renda com a venda de óvulos e sêmen.
A ovodoação é um procedimento seguro e complementar a FIV, realizado por mulheres que desejam ajudar outras a também serem mães ou a casais homoafetivos a gerarem seus filhos.
Através de uma pesquisa sobre fenotipagem e levantamento de dados dos pais que receberão a doação, a Clínica Saphire cruza os dados e disponibiliza um óvulo que seja compatível em ao casal, com características físicas parecidas.
A doação de óvulos acontece de duas formas: uma voluntária, ao qual é um ato altruísta e a outra compartilhada, ao qual a clínica realiza um acordo entre a doadora e a receptora e essa última tem parte do tratamento custeado.
Para quem deseja ser doadora, existem alguns pré-requisitos como:
- Idade até 37 anos;
- Não ter no histórico familiar doença genética;
- Não ter IST ou doença infectocontagiosa;
- Manter o sigilo e anonimato;
- Possuir boa saúde;
- Passar por todos os exames solicitados;
- Apresentar características parecidas com a receptora, como tipo físico e tipo sanguíneo.
É importante ressaltar que todo o material doado é analisado e passa por critérios para poder ser utilizado. Não existem complicações na doação de óvulos, apenas efeitos colaterais simples e passageiro como dor de cabeça, desconforto abdominal, mudanças no estado de humor, entre outro.
Não há limites para o número de vezes que a mulher pode realizar a doação de óvulos. Todo o processo é acordado com a Clínica Saphire e seus profissionais.
Programa de ovorecepção
Para os casais que sonham em ter uma família, sejam eles homoafetivos ou heterossexuais, existem inúmeras formas que o sonho seja realizado. Uma opção é o programa de ovorecepção, que através dos óvulos de uma doadora saudável, a FIV – Fertilização in Vitro – é realizada.
No programa de ovodoação existem as opções voluntária e a compartilhada para que a gestação seja possível e mais acessível.
A ovodoação voluntária acontece quando a doação dos óvulos é feita por uma mulher saudável com até 37 anos, sem problemas de fertilidade, e seu objetivo é ajudar pessoas com dificuldades em ter filhos.
Já a ovodoação compartilhada acontece quando uma mulher em tratamento compartilha os seus óvulos coletados com outra paciente. Desta forma, a doadora utiliza parte de seus óvulos e também de outra mulher, além de compartilharem os custos do tratamento.
É importante ressaltar que o anonimato é prevalecido em ambos os casos.
Como funciona o programa de ovorecepção?
Para as interessadas em participar do programa, alguns passos são necessários. Procurar a Clínica Saphire é o primeiro e ao contatar nossa clínica, são solicitados inúmeros exames para avaliar a saúde da mulher.
Quando a mulher decide participar da ação, algumas exigências são estabelecidas para que todo o procedimento ocorra de forma segura e dentro da lei. Esses procedimentos são:
- Não pode ser cobrado nenhum valor financeiro pela mulher que decide fazer a doação para a receptora;
- As identidades são preservadas;
- Para ser uma doadora de óvulos a idade mínima é de 18 e a máxima de 37 anos;
- A escolha da doadora é de responsabilidade da clínica de reprodução assistida;
- São avaliadas semelhanças fenotípicas e compatibilidade com a receptora;
- São solicitados exames de sorologias, tipagem sanguínea, entre outros.
Doação de sêmen
Diferente dos Estados Unidos em que existe ganho financeiro no processo de doação, no Brasil a regra é outra. Conforme o CFM – Conselho Federal de Medicina, as doações de gametas femininos e masculinos devem ser anônimas e sem nenhum tipo de envolvimento financeiro.
Entretanto, as clínicas e centros onde são feitas as doações devem manter um registro com os dados clínicos do doador que tenham as características fenotípicas, e uma amostra de material celular.
Para os homens que desejam doar sêmen e contribuírem para a realização do sonho de tantas famílias, é necessário alguns pré-requisitos que são:
- Ser saudável;
- Ter entre 18 e 45 anos;
- Não possuir doenças genéticas ou congênitas, ou ter casos na família;
- Não possuir ISTs comprovadas em exames como Sífilis, HIV, Gonorreia entre outras.
Além disso, é realizado um espermograma para a avaliação da qualidade dos espermatozoides. A coleta para o banco de sêmen é realizada em hospitais e clínicas especializadas. Após a coleta, o sêmen é tratado e armazenado por um processo de congelamento parecido com o dos óvulos.
Não existem riscos para os homens que desejam doar sêmen.
Doação de útero
A doação de útero ou barriga solidária é um tratamento em que a mulher empresta o seu útero para gerar a criança de outra pessoa impossibilitada de engravidar. Assim como na doação de óvulos e sêmen, a prática não pode ser cobrada!
Através da FIV – Fertilização In Vitro – o embrião gerado da combinação genética do casal e colocado na mulher, que passa por avaliação e acompanhamento da saúde física e mental. Na prática, a criança gerada é de direito do casal e não da barriga solidária.
Ainda na parte de legislação, em junho de 2021, o Conselho Federal de Medicina atualizou as normas que regulam as técnicas de reprodução humana no Brasil. A resolução de nº 2.294/21, cita que para a cessão temporária do útero acontecer, a doadora deve ter ao menos um filho biológico vivo e ser parente de até quarto grau de uma das partes do casal.
Nesse caso se classificam como parentesco:
- Mãe e filha (primeiro grau);
- Irmã e avó (segundo grau);
- Sobrinha e tia (terceiro grau);
- Primas (quarto grau).
Caso a doadora não cumpra algum dos requisitos, é necessário solicitar uma autorização direta do Conselho Regional de Medicina que será avaliada. Para segurança de ambas as partes, também fica como obrigatória a assinatura de termos de consentimento e de compromisso que assegura o registro da criança no nome do casal que está solicitando o procedimento.
Essa técnica é indicada quando todas as outras possibilidades de tratamento foram avaliadas, mas infelizmente não podem ser aplicadas, desde mulheres e homens buscando produção independente a falha no FIV.
A doação de útero é um ato de muito amor para o casal que espera aumentar a família! A Clínica Saphire dá todo o suporte para que a técnica seja um sucesso para o casal. Para dúvidas, entre em contato com nossa equipe.
Vamos conversar?
A doação de óvulos, sêmen e o útero de substituição são alternativas positivas para quem deseja realizar o sonho de formar uma família. Esses métodos de reprodução assistida trazem esperança para casais e indivíduos que enfrentam desafios de fertilidade, oferecendo uma oportunidade segura e acessível para ter filhos biológicos.
Na Clínica Saphire, nossa equipe está pronta para oferecer orientação e suporte em cada etapa desse processo, com tratamento personalizado e humanizado. Agende sua consulta hoje mesmo e dê o primeiro passo em direção à construção da família que você sempre desejou.