Os Tratamentos de Baixa Complexidade em reprodução humana, como a inseminação intrauterina (IIU) e o coito programado, são opções eficazes e menos invasivas para casais que enfrentam dificuldades para engravidar. 

Esses métodos ajudam a otimizar o momento da fertilização, aumentando as chances de sucesso. Indicados principalmente para casos leves de infertilidade, esses tratamentos são uma alternativa inicial antes de partir para técnicas mais avançadas, como a fertilização in vitro (FIV). Entenda como funcionam e quem pode se beneficiar dessas abordagens.

Inseminação Artificial

Conhecida como inseminação intrauterina (IIU) ou inseminação artificial, a técnica é cada vez mais popular e disseminada. O procedimento acontece durante a reprodução assistida, considerado pouco complexo e com taxas de sucesso que variam conforme o casal.

Para que o tratamento seja iniciado, é necessário avaliar a saúde do casal e principalmente o ciclo menstrual da paciente, acompanhando de perto todos os passos para a aplicação dos hormônios responsáveis pelo sucesso da técnica.

A IIU requer apoio e disciplina do casal, já que são necessários cuidados para a coleta do sêmen e a inseminação no momento da ovulação. Ter hábitos saudáveis e não consumir álcool ou tabaco no período que antecede o procedimento está ligado diretamente ao resultado.

Procedimento de inseminação artificial

Para que o procedimento seja realizado, tanto a mulher quanto o homem devem estar aptos e cumprirem alguns requisitos.

No caso da mulher é necessário que a paciente tenha a tuba uterina normal e essa tem sua condição atestada na histerossalpingografia. Para o homem, é verificado se o sêmen possui ao menos 5 milhões de espermatozoides móveis para cada ml de sêmen. A verificação é feita pelo espermograma, que faz uma análise detalhada de todas as características dos espermatozoides.

Além disso, a inseminação artificial é indicada quando:

  • Casais jovens apresentam causas de infertilidade desconhecidas;
  • Alterações leves ou moderadas no espermograma masculino;
  • Irregularidades na ovulação;
  • Alteração no colo do útero;
  • Homens que apresentam alterações no sêmen, entre outros fatores.

Coito Programado

O coito ou namoro programado é um tratamento de baixa complexidade ao qual o casal acompanha o ciclo menstrual da mulher para juntos aproveitarem o melhor momento – período fértil –  e realizarem atos sexuais para a reprodução.

Essa técnica é simples e eficiente, pois ao seguir as orientações do especialista é possível que a gestação ocorra, favorecendo o processo de fecundação.

O método pode ser realizado tanto em um ciclo natural da paciente como também em um ciclo estimulado por medicamentos que auxiliam na indução ou sincronização da ovulação.

Com a utilização de medicamentos, o casal consegue planejar as relações para acontecerem principalmente no período fértil da mulher, em uma relação natural e muito mais íntima e confortável.

Esse tratamento é indicado para casais que apresentam infertilidade associada à anovulação, condição caracterizada pela ausência da ovulação. O sucesso do tratamento depende do casal realizar as ações indicadas pelo médico, além de terem uma boa saúde.

No caso de sucesso do tratamento, ele oferece o mesmo risco que uma gestação normal, que deve ser acompanhada de perto.

Vamos conversar?

A inseminação intrauterina (IIU) e o coito programado são Tratamentos de Baixa Complexidade que oferecem soluções eficazes para casais que enfrentam dificuldades leves de fertilidade. Essas abordagens minimamente invasivas podem ser o primeiro passo para realizar o sonho da maternidade e paternidade.

Se você está buscando orientação especializada para iniciar seu tratamento de fertilidade, a Clínica Saphire está pronta para ajudar. Agende sua consulta hoje mesmo e descubra qual a melhor opção para você!

Clínica Saphire:
oferecemos tratamentos e serviços inovadores
em Ginecologia e Reprodução Humana para ajudar
você a realizar sonho de ter um filho

AGENDE SUA CONSULTA

Conheça mais sobre tratamentos

Fertilização In Vitro (FIV)

A FIV envolve a coleta de óvulos e espermatozoides para fertilização em laboratório, seguida da transferência do embrião resultante para o útero.

SAIBA MAIS

ICSI

A Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoide (ICSI) é uma técnica em que um único espermatozoide é injetado diretamente no óvulo.

SAIBA MAIS

Congelamento de Óvulos

O congelamento de óvulos permite a preservação da fertilidade para uso futuro. É uma opção para aquelas que desejam adiar a gravidez.

SAIBA MAIS

Congelamento de Embriões

O congelamento de embriões envolve a preservação de embriões fertilizados para futuros ciclos de FIV, proporcionando flexibilidade.

SAIBA MAIS

Fertilidade em Casais Homoafetivos

Casais homoafetivos podem utilizar técnicas de reprodução assistida como FIV, doação de sêmen ou óvulos, e gestação por substituição.

SAIBA MAIS

Infertilidade Feminina e Masculina

A infertilidade feminina e masculina pode ser resultante de uma série de fatores e tratada com medicamentos, cirurgia ou técnicas de reprodução assistida como ICSI e FIV.

SAIBA MAIS

Doação de Óvulos, Sêmen e Útero de Substituição

Opções para casais homoafetivos, mães solo e pessoas que desejam ter filhos, mas de algum modo apresentam um impedimento para o uso dos próprios gametas.

SAIBA MAIS

Entre em contato e agende sua consulta:

ENDEREÇO

Clínica Saphire
Ginecologia e Reprodução Humana

Alameda Maracatins, n° 992 - Bloco B - 9° andar
CEP 04089 - 900 Indianópolis - São Paulo - SP.

TELEFONES

(11) 5990-2156
(11) 97812-6411